Pato en Tucupi

– 5 kg de pato – utilizamos dos de 2,5 kg;
– 2 litros de tucupi Virrosas;
– 3 cabezas de ajo;
– 5 dientes de ajo para el caldo;
– 2 cucharadas de comino;
– 2 tazas de vinagre de vino blanco;
– 500 g de jambu precocido;
– 1 taza de té de albahaca;
– 1 pimiento dulce para el pato;
– 20 pimientos dulces para la salsa;
– 1 cucharada de sal;

– Descongele e limpe o pato. se você comprar um pato congelado, ele virá com um saquinho dentro com os miúdos, que não serão usados nessa receita.

– Lave bem o pato, e se for necessário use uma pinça para tirar os restos de bulbo de pêlo que ficam nele. essa fase se chama “vamos depilar o pato”. feito isso, lave bem o pato em água corrente.

– Faça uma marinada com o vinagre, o alho amassado, a pimenta picada, o cominho e o sal. coloque o pato na marinada e misture bem, massageando um pouco. cubra e eleve à geladeira por 8-12 horas.

– Depois de algumas horas vire o pato, para que ele tempere igualmente. retire o pato da geladeira e pré-aqueça o forno a 180ºc.

– Coloque o pato no forno, coberto com papel alumínio. se você preferir pode usar um saco plástico para assar – coloque o pato com a marinada no saco e feche, deixe na geladeira marinando e cozinhe as 3 primeiras horas com o saco fechado e a última com o saco bem aberto. no caso do papel alumínio, retire depois de 3 horas. para 5kg de pato foram necessárias 4 horas de forno. um pato de 2-3kg leva aproximadamente 3 horas.

– Depois que o pato estiver no forno por 3 horas, coloque em uma panela grande o tucupi com os 5 dentes de alho e deixe ferver. desligue o fogo e retire o alho. quando o pato estiver pronto, retire do forno. ligue novamente o fogo do tucupi no médio.

– Corte as coxas e pedaços maiores do pato e com a ajuda de um garfo desfie toda a carne que conseguir e coloque no tucupi.

– Adicione à panela o jambu picado, as folhas de alfacava e duas conchas com o caldo que se fez do pato e misture bem. deixe cozinhar por 30 minutos.

– Para fazer o molho, coloque 1-2 conchas com o caldo e as pimentas de cheiro. sirva com arroz branco e farofa d’água.

Buen Provecho!

    

Facebook
Instagram